RSS

Poderia a Web eliminar a pirâmide invertida ?

07 dez

“Falar de jornalismo é falar da pirâmide invertida, uma técnica de redacção fundamental, mas que tem levantado grandes polémicas nos meios profissional e académico. Esta polémica renovou-se com o aparecimento do jornalismo na Internet, pois alguns dos pressupostos que levaram os jornalistas a adoptar técnica de redacção deixam de fazer sentido devido às características da web”. Desta forma o professor João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior, levanta um assunto complexo e ainda um tanto obscuro sobre o futuro das tecnicas de redacção jornalísticas considerando-se a internet como meio.

No artigo Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada“, Canavilhas prevê a adoção da “pirâmide deitada”por parte dos webjornalistas em detrimento da convencional e clássica pirâmide invertida, na qual o jornalista organiza a notícia a fim de colocar a informação mais importante no início. Porém, o que farão os ciberleitores se essa notícia for dividida em vários blocos de texto ligados através de links?, questiona o autor.

O autor também observa o fato de que, pelos moldes convencionais, o leitor tradicional apenas pode efectuar a leitura seguindo o roteiro definido pelo jornalista e na internet há outra realidade, onde os leitores optam por seguir determinados assuntos por meio dos links embutidos no texto e saltando de nível de informação.

piramidedeitada.jpg

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 07/12/2007 em Internet, Jornalismo

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: