RSS

Politica digital na Espanha

14 jan

Quatro jornais digitais citados pelo El Pais – a saber: o próprio El Pais, El Mundo, La Vanguardia e 20 Minutos,  a edição digital do canal catalão TV3, do Publico e do El Periodico de Catalunya – pedem ao governista Jose Luis Rodríguez Zapatero e ao líder da oposição Mariano Rajoy que realizem um debate aberto a todos os medias on-line tendo em vista as eleições de 9 de março.

Numerosos blogues apóiam a iniciativa já que muitos deles buscam fiscalizar ou simplesmente complementar informações da imprensa numa espécie de vigilante do vigia. Há casos famosos de blogues bem-sucedidos nessa função. Recordo-me de dois casos, mas de maneira superficial, “Mirada Publica” no México e outro nos EUA.

Há algum tempo (2006) escrevi um artigo sobre políticos brasileiros e a relação com a internet, publicado pela revista brasileira Caros Amigos. Na altura, citei exemplos de como os presidenciáveis faziam uso destas novas ferramentas tecnológicas. Ou simplesmente não faziam. Lembro-me de ter concluído com uma preocupação em relação à brecha digital e os excluídos da rede, que são muitos. A questão ainda é atual.

De qualquer forma é muito importante a iniciativa dos medias espanhóis. Porém, neste mesmo blog, há referência a uma entrevista com o sociólogo Manuel Castells na qual ele afirma que apenas 9% das pessoas acima de 55 anos na Espanha (eleitores ativos, portanto) acessam com frequencia a grande rede. Este blog acompanhará a continuação da história.

Anúncios
 
 

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: