RSS

Wikipedia completa 7 anos… parece muito mais!

15 jan

Tive a mesma impressão quando escrevi, em dezembro, sobre os 10 anos do termo “weblog“. Parecia-me que ja lidava com isto ha pelo menos uns 20, mas enfim, devem ser essas peças que a tecnologia nos prega.

Alias, uma curiosidade interessante: dizem por aí que todas as ações do homem têm por finalidade a busca do prazer, nomeadamente o sexo. Mas no caso da wikipedia, ao invés de terminar, começou no erotismo. Seu criador, o norte-americano Jimmt Wales, iniciou o projeto para um buscador de conteúdos eroticos na grande rede e a partir daí criou as bases sólidas de que precisava para gerar a Nupedia (prototipo da Wikipedia), junto com Larry Singer.

Wikipedia por ela mesma: “projeto para produzir uma enciclopedia de conteudo livre  que pode ser editada por todos. Começou, formalmente, em 15 de janeiro de 2001” De acordo com uma entrevista publicada pela imprensa espanhola há pouco mais de 2 meses, Jimmy Wales afirma que “a Wikipedia tem cada vez mais poder, mas está nas mãos de todos“.

A google, em 2008, vem ai com o “Google Knol“, abreviação para a palavra “knowledge” (conhecimento, em inglês) e promete tirar parte desta hegemonia que a wiki tem.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 15/01/2008 em Cibercultura, Internet

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: