RSS

A internet não mudou o jornalismo como era esperado

18 mar

Gostaria de fazer neste blog mais uma referência ao resultado do Project for Excellence in Journalism, divulgado neste domingo último, nos Estados Unidos. Uma das conclusões é que a internet não mudou o jornalismo como se esperava, já que se acreditava na web como democratizadora da informação, oferecendo novas vozes, histórias e perspectivas.

Porém, a chamada agenda setting que pauta os jornalistas continua restrita e o conteúdo dos sites é demasiado repetitivo. Confesso que é mesmo desanimador acessar tantos sítios, sejam eles ligados a uma empresa de comunicação ou simplesmente de bloggers autônomos, e ler as mesmas informações “copiadas” de algum outro local e seguidas por comentários que desvirtuam o verdadeiro espírito da informação.

O uso das “máquinas”, no sentido de extensão do homem para que melhor exerça suas funções, é lembrada desde Homero, na Ilíada, onde eram descritas as trípodes que tinham em seus pés umas rodinhas de ouro, sobre as quais, por si mesmo, e por seu alvítrio, podiam girar na sala.

No entanto, nossos jornalistas on-line não sabem muito bem como explorar o melhor que os computadores têm a oferecer para o leitor e também não utilizam o ilimitado espaço que a internet proporciona. Houve um tempo em que os gifs animados eram a principal atração de uma página na web, depois eles caíram na mesmice e foram atropelados por uma enxurrada de novos recursos.

Atualmente, enxergo uma nova geraçao de gifs animados no jornalismo on-line implorando para que sejam atropelados. Do contrário, a dita “terceira revolução das comunicações” (a primeira teria sido o surgimento da escrita e a segunda pela imprensa de Gutenberg) não acontecerá como o esperado. Aliás, qual é o esperado?

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18/03/2008 em Internet, Jornalismo

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: