RSS

Radio Digital – um meio clássico na internet

10 abr

O Rádio é a origem da TV e, juntos, formam um dos recursos multimedias mais explorados pelos jornais on-line. Em tempos de convergência de meios, de transposição da Web 2.0 para a 3.0, surge novamente a questão que todos nós, jornalistas, já ouvimos ao menos uma vez na vida: o rádio vai acabar?

Os apocalípticos estão em êxtase com a possibilidade de tentar matar nosso querido e velho rádio pela segunda vez (a primeira foi com o surgimento da TV). Diante de tudo que tenho ouvido e lido, arrisco-me a dizer que o aparelho físico conhecido como rádio, com seu dial de correr e bombril nas antenas, está mesmo com os dias contados, diante de uma invasão no mercado de pequenos brinquedos digitais facilmente transportados de um lugar a outro. Se todos terão acesso a esses aparelhos é uma discussão socio-econômica, e mantenho-me em raciocínio tecnológico e jornalístico.

Porém, a idéia de um aparelho, seja qual for, que transmita informação, música e fundamentalmente entretenimento, de maneira eficiente, em tempo real, e sem recurso de imagens irá continuar. Em primeiro lugar quero falar da linguagem dos jornais on-line, que está cada vez mais radiofônica, ou seja, simples e de fácil entendimento, com frases curtas e pensadas para a rápida absorção dos leitores.

Em segundo lugar, aquela velha máxima de que, quando não há imagens, apenas áudio, podemos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mais do que nunca continua a valer na sociedade contemporânea. A sociedade actual, praticante de um ritmo alucinante de vida, talvez prefira ligar uma rádio digital informativa, e assim manter-se informada, a sentar à frente de um ecrã e “assistir” as notícias, deixando de lado outras actividades.

Começo a levar adiante um estudo teórico neste campo e, por isso, achei por bem partilhar um pouco do que penso com os ciberleitores, mesmo que seja de uma maneira pouco complexa como aí está, porque de complexos, basta-nos nós, teóricos malucos.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 10/04/2008 em Jornalismo

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: