RSS

Ciberdemocracia é tema de palestra e lançamento de livro

18 ago

Na próxima quarta-feira (20/08), às 19 horas, o diretor do Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto, Derrick de Kerckhove, um dos últimos colaboradores de Marshall McLuhan, realiza na Livraria Cultura (Conjunto Nacional da tradicional Avenida Paulista, em São Paulo – Brasil), uma palestra com uma análise aprofundada sobre os impactos trazidos pela tecnologia digital na democracia de nosso mundo contemporâneo. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Um dos temas a ser abordado se refere à ciberdemocracia  e as novas formas de participação social e política, propiciadas pelo advendo da comunicação em rede. Marcada pela passagem das formas unidirecionais da comunicação de massa para aquelas plurais e tecnologicamente interativas das redes, as práticas da comunicação contemporânea criam uma nova forma de interação com o território.

Com isso, as formas comunicativas ligadas à visualidade das telas do cinema ou da TV estão sendo substituídas pelas formas interativas e táteis da computação móvel, as quais permitem ao indivíduo interagir e atuar, de maneira cada vez mais ativa, em seu espaço social através das informações digitalizadas que ele mesmo produz.

Para Derrick de Kerckhove, enquanto o texto impresso mobiliza a subjetividade, e a TV, a coletividade, o computador trabalha a conectividade, o acesso pessoal ao mundo inteiro através do tempo. “Entramos na sociedade conectiva. Não penso mais o coletivo, penso o conectivo”, diz.

Livro

Além da palestra, o evento será marcado pelo lançamento do livro Do Público para as Redes, organizado pelo prof. Massimo Di Felice (ECA-USP) e editado pela editora Difusão. A obra é o resultado da interação e do diálogo ativado pelo Centro de Pesquisa ATOPOS da ECA, com vários pesquisadores que, em distintos lugares do mundo, também estudam o impacto das tecnologias digitais na prática de participação tecnológica e colaborativa da cidadania contemporânea.

O livro traz visões e pesquisas de diferentes de autores e especialistas internacionalmente reconhecidos, entre eles Derrick de Kerchove, diretor do McLuhan Program da Universidade de Toronto, Alberto Abruzzese, diretor do Instituto di Scienze della Comunicazione da Universidade de Milão, e Bragança de Miranda, diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem da Universidade Nova de Lisboa.

Na obra, os autores sugerem conteúdos e teorias para poder analisar as dimensões e os significados das transformações em ato nas formas de participação no interior dos processos de criação das redes sociais digitais.

Para mais informações: Assessoria de imprensa Atopos (ECA/USP): Juliana Kiyomura – julikyo@hotmail.com

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18/08/2008 em Jornalismo

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: