RSS

Especialização lato sensu em Comunicação Digital na ECA/USP

03 ago

O curso é focado em gestão de projetos e negócios online. Há 50 vagas disponíveis e os interessados devem fazer processo seletivo.

CONHEÇA O CURSO:

O DIGICORP – Gestão Integrada da Comunicação Digital nas Empresas é um curso de especialização (pós-graduação) lato sensu voltado para profissionais que estejam envolvidos direta ou indiretamente em programas e projetos de Comunicação Digital de qualquer setor de atividade.

O DIGICORP foi organizado para capacitar seus participantes com de conhecimentos combinados entre teoria e prática. Os alunos terão contato com conteúdos como estratégia e planejamento da comunicação digital, cenários da sociedade e da economia da informação, gestão de relacionamentos em redes sociais, criação de projetos web, design e
narrativa hipermídia, entre outros.

PÚBLICO – Profissionais de nível superior. O DIGICORP pretende atingir um amplo espectro de formação incluindo comunicadores, jornalistas, publicitários, desenvolvedores de projetos e sistemas de informação, gestores de comunicação, administradores de empresas, profissionais de marketing, entre outros.

COMO FUNCIONA – Duração: 460 horas totais (20 meses), sendo:

* 360 horas-aula presenciais
* 60 horas de leituras obrigatórias
* 40 horas para desenvolvimento e defesa de monografia como trabalho final do curso

Freqüência mínima para obtenção do título de especialista: 85%

Horário local das aulas:

As aulas ocorrerão na ECA-USP, Departamento de Relações Públicas, Publicidade, Propaganda e Turismo (CRP)

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Prédio 3 / Cidade Universitária – São Paulo

As aulas serão quinzenais às 6af. Das 19:00 às 23:00 e aos sábados das 9:00 às 18:00 hs

Haverá aulas, excepcionalmente em alguns sábados semanais para compensar feriados e complementar a carga horária prevista.

CONTEÚDO/PROGRAMA:

O DIGICORP está dividido em 5 módulos temáticos com respectivas disciplinas:

Comunicação, tecnologia, sociedade e meios digitais;
Comunicação organizacional na era digital;
Teoria da comunicação e gestão simbólica dos processos comunicacionais;
Ética das interações;
Cibercultura: a sociedade em rede as mídias interativas;
Gestão dos relacionamentos, produtos e serviços digitais;
Marketing digital;
Planejamento da comunicação em redes sociais;
Ambientes interativos e os impactos nos usuários;
Criação e recepção no mundo digital;
Gestão dos negócios em ambientes digitais;
Economia da informação e modelos de negócios;
Semiótica da marca;
Desenvolvimento de projetos web 2.0;
Gestão de conteúdos e narrativas digitais;
Design de hipermídia;
Arquitetura da informação e usabilidade;
Narrativa textual hipermídia;
Narrativas audiovisuais e para dispositivos móveis;
Desenvolvimento do projeto e monografia;
Metodologia da pesquisa em comunicação digital;
Práticas educativas e didáticas;
Projeto de monografia;

Os módulos serão complementados com um conjunto de palestras sobre temas da atualidade do mundo digital. A programação das aulas semanais prevê a ocorrência de 2 disciplinas em paralelo – uma de cunho teórico e outra de conteúdo aplicado.

Corpo docente – As aulas serão ministradas por professores da USP, especialmente da ECA – Escola de Comunicações e Artes, além de especialistas convidados.

Elizabeth Saad Corrêa – coordenadora do DIGICORP / ECA-USP
Arlindo Ornelas Figueira Neto
Clovis de Barros Filho
Margarida M. K. Kunsch
Maria Clotilde Perez Bairon Sant’Anna
Mauro Wilton de Souza
Mylene Melly
Renato Levi Pahim
Sergio Bairon Sant’Anna

Especialistas convidados
André de Abreu de Sousa
Carolina Frazon Terra
Daniela Bertocchi
Daniela Osvald Ramos
Francisco Bennati Madureira
Guilhermo Almeida dos Reis
Marcelo Coutinho Lima
Maria Isbela de Moura

Como participar
50 vagas disponíveis por turma

Processo seletivo – datas de provas e entrevistas a serem confirmadas

Devido ao limite de vagas será feita uma seleção dos candidatos por meio de:

-Prova dissertativa eliminatória sobre o tema do curso
-Análise de currículo
-Entrevista

Na prova dissertativa o candidato poderá utilizar sua experiência pessoal somada a interpretação/crítica dos textos que estão indicados nos livros:

SAAD, Beth. Estratégias 2.0 para a mídia digital. Internet, informação e comunicação. São Paulo: Senac, 2008.

KUNSCH, Margarida M.K. (org). Gestão estratégica da comunicação organizacional e relações públicas (2ª. Edição). S. Bernardo do Campo: Difusão Editorial, 2009.

Data de início do curso: 02/10/2009

Investimento

O valor total do investimento é de R$16.000,00 (dezesseis mil reais) a serem pagos em 20 parcelas.

O pagamento da primeira parcela de R$800,00 (oitocentos reais) deverá ser realizado no ato da matrícula. As demais parcelas terão o vencimento no dia 10 de cada mês.

Contatos e informações

E-mail para contato: digicorp@usp.br

Secretaria:

Das 14:00 às 21:00 hs

Tel: 11 3091-4112

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443

Cidade Universitária – São Paulo

Anúncios
 
4 Comentários

Publicado por em 03/08/2009 em Jornalismo

 

4 Respostas para “Especialização lato sensu em Comunicação Digital na ECA/USP

  1. Heloisa Biagi

    04/08/2009 at 17:44

    Gostei muito do conteúdo do curso e fiquei bastante interessada na pós. Porém, não entendi muito bem os horários do curso. As aulas ocorrerão na sexta E no sábado, a cada quinze dias? Ou elas se alternarão entre sexta e sábado?

    Grata pela atenção.

     
  2. TATIANA DIAS

    11/02/2010 at 17:57

    Olá, boa tarde,
    gostaria de saber se é preciso ter inglês para fazer a especialização.

    Gostaria também de mas detalhes sobre o curso,

    att, Tatiana Dias

     
    • Paulo Ranieri

      17/02/2010 at 14:03

      Oi Tatiana,
      Tudo que sei é o que publiquei mesmo..
      Talvez escrevendo para o digicorp@usp.br ou telefonando conseguirá obter mais informações.
      Um abraço,
      Paulo R.

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: