RSS

Jornalistas discutem a evolução do jornalismo online

25 abr

Jornalistas, acadêmicos e gerentes de mídia de diversos países participaram do 11º Simpósio Internacional de Jornalismo Online, entre os dias 23 e 24 de abril, em Austin, Texas. Entre os diversos assuntos abordados e pontos de vista discutidos, alguns chamam a atenção e já tento trabalhar com alunos em sala de aula, dada a importância para o jornalismo atual: variações nos tipos de interatividade e dispositivos móveis, por exemplo.

Joshua Benton, do Nieman Journalism Lab, Universidade de Harvard, que também esteve no Brasil, em outubro de 2009, durante o 3º MediaOn, falou no Texas sobre o “fascinante tema” dos dispositivos móveis e afirmou que as grandes questões são: como produzir conteúdo jornalístico em formato adequado aos dispositivos móveis, e como se pode mudar a eficácia da plataforma móvel. Benton ainda propôs uma reflexão interessante: “As pessoas vão pagar por um serviço em IPad ou smartphone aquilo que não estão dispostas a pagar na web? (…) O Times não fez ainda um anúncio oficial, mas parece que o preço oferecido será entre $ 10 e $ 30 por mês”.

No 3º MediaOn, Benton analisou o jornalismo online da seguinte maneira, em relação à qualidade: “a busca da qualidade no jornalismo online é crescente e com o passar do tempo deve chegar no mesmo padrão dos jornais que temos hoje. Porém, a internet, em sua opinião, possui inúmeras opções que o jornal não tem. “Se o jornal publicar uma bela foto de uma flor, será apenas uma bela foto. A internet poderá mostrar a mesma foto em terceira dimensão, por exemplo”.

Vale a pena acessar o International Symposium on Online Journalism pela riqueza das discussões e importância dos palestrantes. O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, em Austin, foi criado em agosto de 2002 como um programa de extensão para treinamento profissional de jornalistas na América Latina e no Caribe. O Centro Knight foi fundado pelo professor brasileiro Rosental Alves.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: