RSS

Problema de design: sites de notícias retrocedem ao tentar simplificar

12 jun

Interessante reflexão publicada no Blog de Notícias Jornalismo nas Américas

“O que está acontecendo com essas reformulações visuais?”, pergunta Ryan Chittum, da revista Columbia Journalism Review. Vários sites de notícias estão usando mais recursos gráficos e “manchetes gigantes”, exigindo que os leitores se dirijam até o final da página para acessar mais matérias, ele lamenta. Chittum sente falta das notícias no alto da página, de fácil alcance aos olhos. Tendo em vista o que ocorre em jornais impressos, nos quais as chamadas são posicionadas na metade de cima ou de baixo da dobra da primeira página, ele descreve as recentes reformulações de portais noticiosos da seguinte forma:

* “Se eu entrar no site da Bloomberg para ver o que está acontecendo, tenho três chamadas ‘na parte de cima’ da página. Antes das mudanças gráficas eu teria pelo menos oito ou dez.”

* “A revista Newsweek lançou recentemente seu novo site, e é ainda pior: há apenas uma grande manchete na parte superior”.

* “Por fim, não se trata apenas da grande mídia. O novo site de notícias Bay Citizen também está seguindo esse layout simplificado, com dois títulos na parte superior de minha tela.”

Posts recentes sobre reformulações gráficas no site editorsweblog.org poderiam explicar o raciocínio por trás das mudanças criticadas por Chittum. No caso da Newsweek, há uma tentativa de se diferenciar de outras fontes, selecionando uma manchete de qualidade por vez e sacrificando o número de matérias no site, diz Carole Wurzelbacher. A Bloomberg abandonou o antigo layout de sua página na internet, semelhante aos seus terminais financeiros, e criou um site que “parece muito mais voltado para leitores diários do que para o nicho de investidores”, explicou o Mediabistro.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 12/06/2010 em Internet, Jornalismo, Web 2.0

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: