RSS

Opinião: Como o iPad mudou meus hábitos de leitura

14 ago

Jonathan Seff  (IDG News Service)

De livros até quadrinhos, o produto da Apple é capaz de expandir as possibilidades de leitura online. O iPad, da Apple, é um aparelho curioso – não é inteiramente um iPod, tampouco um notebook. Diariamente carrego ele comigo para o trabalho ou, quanto estou em casa, deixo-o guardado dentro de meu criado-mudo. 

Apesar de ele ser útil para analisar e-mail, comprar na Amazon ou utilizar o Twitter, o  que eu realmente tenho percebido é como o iPad mudou a maneira e o conteúdo que eu leio. 

Revistas

O site de vendas de revistas e livros digitais Zinio, por exemplo, fornece assinaturas de revistas para diferentes dispositivos como Mac, PC, iPhone ou iPod touch. Sinceramente, eu nunca achei muito agradável ler uma revista em um computador, ou na tela pequena de um iPhone. Mas com o aplicativo para iPad, a história é completamente diferente. Além da tela grande, é possível aplicar o recurso de zoom para facilitar a leitura. Ainda por cima, economiza-se papel. 

E ainda posso baixar as novas edições logo após serem lançadas e carregar comigo quantas revistas meu aparelho suportar. E melhor, não há nada para reciclar! Graças a Zinio, eu voltei a assinar a Rolling Stone, uma revista que não lia há anos. 

Mas é preciso ser justo, ainda estamos muito longe da perfeição. Os preços de assinatura, por exemplo, parecem mudar por mero capricho. Eu baixei as páginas da revista Outside por três vezes ao longo de várias semanas, e uma assinatura de um ano passou de 16 para 20 dólares, antes de finalmente chegar a 24 dólares. Além de não existir opção de assinatura por muitos anos. Apesar de a Outside atualmente oferecer um ano de assinatura da revista impressa por 30 dólares, eu posso optar por dois anos por 40 dólares ou três anos por 50 dólares. Com o uso do aplicativo não existem essas opções.

Como acontece com outros tipos de publicações digitais, não é possível entregar um exemplar para um amigo ou para um membro da minha família. E não há forma de empréstimo ou compartilhar essas compras com outros integrantes do Zinio.

Livros

Antes do iPad, eu nunca tinha lido inteiramente um livro em um dispositivo portátil. Tinha lido apenas trechos usando o aplicativo Kindle no iPhone. Eu testei também a iBookstore,  depois de ajustar a fonte, tamanho, tipo e o brilho para o meu gosto. A experiência foi boa, e embora o iPad seja mais pesado do que um simples leitor digital, não achei ruim.

Interessante é a capacidade de descarregar e carregar vários livros com você por um período de férias, por exemplo. Ou comprar um novo livro a partir do seu quarto de hotel sem se preocupar sobre a localização da livraria mais próxima.

Quadrinhos

Devo admitir que eu não lia uma história em quadrinhos desde que eu era adolescente. Ou pelo menos não lia até que eu comecei a brincar com o aplicativo da Marvel no iPad. Graças a seleção de quadrinhos, eu dei ao recente lançamento da Apple a oportunidade de me mostrar o que ele é capaz de  fazer com outro tipo de material de leitura. 

O texto pode ser um pequeno e difícil de ler sem aproximar mais o texto com a ferramenta zoom, especialmente em páginas duplas. Posso dizer que não é a mesma experiência dos meus tempos de leitura de quadrinhos impressos. Mas, em geral, os gráficos são bons e muito coloridos. 

É bom ter uma outra opção de leitura como essa.

 
2 Comentários

Publicado por em 14/08/2010 em Cibercultura, Internet

 

2 Respostas para “Opinião: Como o iPad mudou meus hábitos de leitura

  1. Angelo Mota

    01/09/2010 at 20:05

    Quando penso no ipad, penso exatamente nisso, como ele pode mudar os hábitos de leitura, deve ser outra coisa ler os livros (revistas, jornais e sites tbém) nele.

     
  2. Jose soares

    17/01/2011 at 23:31

    Tb assino a Rolling Stone e a Uncut pela Zinio e disfruto no iPad. It’s a new day, it’s a new life and I’m feeling good

     

Deixe um comentário

 
